BRATOX Dedetizadora - Dedetização de Formigas

TIPOS DE FORMIGAS

Hábitos 

As formigas são conhecidas por conseguirem levantar e carregar objetos muitas vezes mais pesados do que elas, mas tem muito mais coisas interessantes sobre essas pequenas criaturas.

As formigas já ocuparam quase todos os terrenos em nosso planeta. Com exceção apenas da Antártica e do Ártico. E existem mais de 10.000 espécies de formigas encontradas em todo o planeta.

Por serem pequenas e não parecer muito asquerosas as formigas são tão nojentas quanto as baratas. Por passarem por locais como o lixo, em que diversos agentes microbianos são encontrados, as formigas domésticas, através de suas patas e cerdas, podem ser veículos de inúmeros agentes causadores de doenças, ocasionando diarréias e vômitos caso os alimentos sejam contaminados por estes insetos. 

Assim como os cupins, são considerados insetos sociais, uma vez que se organizam em grupos, com diferentes castas, e há divisão de tarefas entre indivíduos. Assim, existem as operárias, uma ou mais rainhas e machos. Os dois últimos grupos são responsáveis pela reprodução de novos indivíduos; e o primeiro, pela manutenção do formigueiro, incluindo aí sua limpeza e alimentação dos seus integrantes.

 

Em hospitais, as formigas são um perigo em potencial. Nestes, elas podem se alimentar de restos de materiais infectados, assim como transmitir bactérias e material patológico para pessoas, instrumentos e alimentos que ocasionalmente são destinados aos pacientes. Sendo assim, podem causar infecções hospitalares.

As formigas doceiras são extremamente comuns e excepcionalmente destrutivas. Se não for notada, uma infestação dessa praga pode se espalhar rapidamente. Por tal razão, identificar e exterminar essas formigas o mais cedo possível pode ajudar a prevenir sérios problemas estruturais, cujo reparo pode ser bem caro.

Elas representam um das pragas urbanas mais comuns em nosso cotidiano. Por ser “comum” ver este inseto, muitos acham que são inofensivos por não possuir veneno ou morder, esquecendo que elas podem ser mais perigosas até que as temidas baratas.

As formigas cortadeiras são encontradas apenas no continente americano. A grande preocupação com essas formigas é no plantio, gramados ou plantas ornamentais, pois elas podem causar grandes danos aos mesmos. Em uma ação, elas podem desfolhar uma pequena árvore em apenas uma noite.

 

Os ninhos das saúvas são, na maioria das vezes, de fácil visualização. Encontram-se sempre no solo e são formados por montes de terra solta. Sobre estes montes e fora deles podem ser observados vários orifícios, denominados olheiros, por onde as formigas têm acesso ao interior do ninho. 

 

Uma colônia de formigas é uma verdadeira sociedade e, assim, apresenta diferentes castas ou grupos de formigas, que se distinguem pelo tamanho e pelo tipo de tarefa que executam. Todas as operárias trabalham para o bem comum e a consequente sobrevivência da colônia. 
 

Originárias da América do sul, as formigas lava-pés possuem várias espécies, o que as torna de difícil identificação. Sua cor varia do amarelo claro até o preto brilhante. Sua picada é dolorida, provoca bolhas, alergias e até choque anafilático.

 

As formigas-de-fogo ou lava-pés tornam-se agressivas e atacam em grande número se o formigueiro for perturbado. A ferroada é extremamente dolorosa, provoca bolhas, alergias e até choque anafilático. E uma formiga é capaz de ferroar 10-12 vezes, fixando suas mandíbulas na pele e ferroando repetidamente em torno desse eixo, o que leva a uma pequena lesão dupla no centro de várias lesões pustulosas. As espécies mais comuns são a Solenopsis invicta, a formiga lava-pés vermelha, originária das Regiões Centro-Oeste e Sudeste (particularmente o Pantanal Mato-Grossense) e a Solenopsis richteri, a formiga lava-pés preta, originária do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. 

COMO AGIMOS

A dedetização de formigas é feita de vários modos, para ser realizada com sucesso é preciso identificar o tipo de formiga. Após identificado tratamos com o produto adequado que pode ser em pó, pulverizado ou através de iscas. Todos esses produtos são devidamente licenciados pelo Ministério da Saúde e são aplicados apenas por técnicos aptos a realizar os serviços de dedetização. Trabalhamos somente com os melhores produtos existentes no mercado mundial no controle de pragas.

Sobre

 

A BRATOX Dedetizadora e Serviços atua no mercado de  controle a Pragas, desenvolvendo um trabalho técnico competente, que garante a excelência de seus serviços e a satisfação de seus clientes. Faça uma experiência e surpreenda-se.

Conheça nossos serviços

 

Para um orçamento grátis, ligue ou nos envie uma mensagem. Atendimento de excelência com foco em sua satisfação.

© Bratox Dedetizadora e Serviços - Criado por Seon Primeira Página 2014

www.bratoxdedetizadora.com.br