Formigas podem ser mais perigosas e nojentas que as baratas.
top of page
  • Foto do escritorbratoxdedetizadora

Formigas podem ser mais perigosas e nojentas que as baratas.

Atualizado: 14 de ago. de 2019

Muitos morrem de pavor de barata, mas sente muito menos por outro inseto igualmente comum em nossas casas: a formiga. A primavera é o auge do ciclo reprodutivo delas, época que invadem nossas cozinhas em busca de alimento e não são nada inofensivas.


As formigas domésticas são tão ou mais perigosas para a saúde que as baratas. Elas são pequenas e não têm aspecto nojento, no entanto, elas têm a mesma capacidade de contaminar alimentos e ambientes com vetores patogênicos que as baratas e são ainda mais difíceis de serem eliminadas.


Estudos iniciados na década de 70 em ambientes hospitalares, indicavam a a ocorrência de algumas espécies de formigas que poderiam representar potencial perigo à saúde pela capacidade de atuar como vetores de doenças, principalmente relacionadas a infecções hospitalares. Nos vários ambientes hospitalares foi observada a presença das espécies de bactérias Salmonella, Staphylococcus aureus, Klebsiella e Acinetobacter, transportadas por formigas. Tais bactérias são causadoras de salmonelose, gastroenterite e até mesmo pneumonias, infecções no trato urinário, contaminação nos serviços de cuidados intensivos e infecções neonatais.


As formigas, em busca de alimento, entram em contato com muita sujeira. Fezes, feridas, escarro e animais mortos são alguns exemplos. Ou seja, elas andam por lugares ainda mais sujos do que as baratas. E carregam em suas patas os mais diferentes tipos de micro-organismos nocivos, principalmente bactérias, fungos e vírus. Consumir alimentos que tiveram contato com formigas é muito arriscado. Além de intoxicações alimentares, vômito e diarreia, esse hábito pode causar doenças como tuberculose (por se alimentar de escarro) e até lepra (por andar em ferimentos de outros animais).


Pensando em tudo isso, é obvio que as pessoas queiram eliminar e/ou evitar o aparecimento de formigas em casa. Mas será que essa é uma medida simples?

As formigas são facilmente transportáveis de um ambiente para outro. Sendo assim, diminuir a sua presença fica um pouco difícil. O mais adequado seria buscar uma empresa de controle de pragas, e resolver de uma vez por todas o problema. Mas também existe algumas receitas caseiras que também resolvem temporariamente o problema. O importante é resolver...



Veja outras dicas e informações aqui.

 

BRATOX Dedetizadora e Serviços

239 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page