Ratos transmitem várias doenças
top of page
  • Foto do escritorbratoxdedetizadora

Ratos transmitem várias doenças

Atualizado: 14 de ago. de 2019

Existem cerca 35 doenças associadas a roedores, como ratos e camundongos. Doenças que podem ser transmitidas de várias maneiras.


Mordidas e/ou arranhões de ratos, água ou alimentos infectados, fezes ou urina podem resultar em vários tipos doenças causadas pelo rato.


Leptospirose, hantavirose, Escabiose (sarna), peste bubônica, micoses, tifo murinho, essas são as principais doenças que podemos citar relacionadas ao rato.

Leptospirose: trata-se de uma infecção aguda, uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais causada por uma bactéria do gênero Leptospsira. É altamente recomendável prevenir-se, pois a leptospirose pode ser assintomática. Porém, quando os sintomas são manifestados é comum a presença de febre alta, dor muscular (especialmente na panturrilha, cabeça e tórax), olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, manchas vermelhas no corpo e meningite.


Hantavirose: é uma doença potencialmente fatal transmitida aos seres humanos por roedores. Em alguns casos, a hantavirose não manifesta sintomas. Todavia, nas fases iniciais os principais sintomas são febre alta, dor muscular, náuseas, vômitos, diarreia e dor de cabeça.


Escabiose (sarna): é uma doença infecciosa, causada pelo parasita Sarcoptes scabie, esse parasita alimenta-se de queratina, a proteína que constitui a camada superficial da pele. Os sintomas manifestam-se na pele por meio de pequenas lesões eritematosas quem podem formar uma crosta por causa da coceira.


Peste bubônica:  trata-se de uma doença grave e muitas vezes fatal. É causada pela bactéria da peste, Yersínia pestis, que é transmitida por roedores. A maioria dos indivíduos que não procuram tratamento morrem nas 48 horas que sucedem o início dos sintomas. Os sintomas são febre alta, apatia, vertigens, tremores, intolerância à luz, cefaleia, aumento da frequência cardíaca, cansaço, tosse seca e depois com sangue e aumento dos linfonodos. A doença matou muitas pessoas durante a Idade Média, mas, até nos dias de hoje diversos casos da peste bubônica são registrados. dedetizacao df, dedetizacao salvador ba, dedetizadora brasilia df, controle de pragas df


Veja outras dicas e informações aqui.

 

BRATOX Dedetizadora e Serviços

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page