BRATOX Dedetizadora - Combate a escorpiões

ESCORPIÕES

Hábitos 

Escorpiões são aracnídeos. Eles são parentes próximos de carrapatos, ácaros e aranhas. Existem aproximadamente 1.300 espécies de escorpiões em todo o mundo. Eles são caracterizados por um corpo alongado e uma cauda segmentada que é inclinada com um ferrão venenoso. A maioria dos escorpiões encontrados no Brasil não é venenosos, exceto por duas espécies, o Tityus serrulatus (Escorpião Amarelo) que é o mais perigoso, e o Tityus bahiensis (escorpião marron). A maioria dos escorpiões que entram nas habitações não são venenosos, sua picada é semelhante a abelhas ou vespas. Geralmente é melhor supor que eles são venenosos se você não tiver certeza.

Na maioria das vezes, uma picada de escorpião não é fatal. Normalmente, causa vermelhidão, dor e febre no local da picada. No entanto, o escorpião amarelo tem veneno muito tóxico e pode ser fatal para idosos, crianças e pessoas com imunidade baixa. A melhor chance de sobrevivência é  através uma injeção do soro anti-escorpiônico para neutralizar os efeitos, mas ela deve ser administrada rapidamente. Por isso caso tenha sido picado por escorpiões procure imediatamente um hospital, não tente nada caseiro, como passar álcool, compressas ou pomadas.

Essa espécie de escorpião é mais encontrada nas regiões Sudeste e Centro-oeste do Brasil. O escorpião-amarelo é aquele que causa mais acidentes, sendo o segundo mais perigoso do mundo. A fêmea escorpião amarelo é capaz de se fecundar sem a presença de um macho. Esse tipo de fenômeno é chamado de partenogênese. Cada mãe tem aproximadamente dois partos com, em média, 20 filhotes cada, por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida. 

Estes escorpiões procuram alimento durante a noite e, frequentemente, penetram nas residências humanas, onde se instalam sem serem notados, pois durante o dia "desaparecem" em esconderijos escuros e úmidos. Para capturar alimento e para defesa utilizam-se do ferrão venenoso. Os escorpiões se proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de esgotos, ralos, forros, etc. Gostam muito de umidade, pouca luz e insetos em abundância (principalmente baratas), por isso é fácil encontra-los em caixas de esgotos.

O escorpião marrom, também conhecido como escorpião-preto, é uma espécie  de  escorpião  do Leste e Centro do Brasil. Seu veneno não é tão potente quanto o do escorpião amarelo, mas quando picado deve ser tratado com rapidez. Este é mais encontrados em matas, florestas, em ambientes fechados como cavernas, buracos ou ruínas.

Não são tão agressivos, mas se sentirem ameaçados vão se defender. Fêmeas prenhas costumam ser mais agressivas por questões de proteção, elas enfrentam sem medo o que precisar. Esses animais vivem cerca de 4 anos.

O período do verão, de dezembro a março, exige maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, pois o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais, que se abrigam em esgotos e entulhos. Os escorpiões que habitam o meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto são comuns também em locais próximos a áreas com acúmulo de lixo. A adoção de hábitos simples é fundamental para prevenir acidentes.Nossa sugestão é tomar essas precauções:

•  Use telas ou mantenha fechados os ralos de pias, tanques e banheiros.

•  Proteja as soleiras das portas com borrachas ou sacos de areia.

•  Elimine as frestas nas paredes, muros, pisos, tetos, janelas e portas.

•  Evitar o acúmulo de entulhos e lixo.

•  Faça dedetização contra as baratas elas são o alimento preferido do escorpião.

•  Mantenham limpas e vedadas as caixas de gordura, esgoto e de rede elétrica e telefônica.

•  Não mate as lagartixas, pois elas são inimigas naturais do escorpião.

•  Faça dedetização periodicamente no ambiente.

Sobre

 

A BRATOX Dedetizadora e Serviços atua no mercado de  controle a Pragas, desenvolvendo um trabalho técnico competente, que garante a excelência de seus serviços e a satisfação de seus clientes. Faça uma experiência e surpreenda-se.

Conheça nossos serviços

 

Para um orçamento grátis, ligue ou nos envie uma mensagem. Atendimento de excelência com foco em sua satisfação.

© Bratox Dedetizadora e Serviços - Criado por Seon Primeira Página 2014

www.bratoxdedetizadora.com.br